terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Quinta do Seival Castas Portuguesas 2011 Tinto

QUINTA DO SEIVAL CASTAS PORTUGUESAS 2011 TINTO | CAMPANHA GAÚCHA(BRA) | 14% | PVP  15€
TOURIGA NACIONAL, TINTA RORIZ
VINÍCOLA MIOLO, LDA
85 / 100

O ano a chegar ao fim e eu a começar um novo caminho. O meu primeiro vinho brasileiro, ainda que muito pelo chamariz das castas "portuguesas" no rótulo, provado e bebido quase a cair do pano de 2014. Um vinho com as nossas bem conhecidas Touriga Nacional e Tinta Roriz, com terroir e engenho brasileiros. O resultado é um vinho diferente, que me cativou pelo lado visual, cor rubi concentrado e intenso,mas também pelo perfil aromático onde o floral da touriga surge com boa intensidade e a fruta preta, a ameixa preta e alguma compota surge bem integrada com as notas de estágio em barrica. Na boca, verdadeiramente, desiludiu-me um pouco. Talvez ainda não estivesse no ponto, mas o facto é que me pareceu um pouco pesado, algo disforme e desequilibrado. Mas também talvez este primeiro contacto mereça outros seguintes, arranjar outra garrafa para que se repita a experiência. Para já não me fica na memória.

2 comentários:

  1. Também já bebi um "Miolo", por acaso o Miolo 43, e também não me convenceu.

    ResponderEliminar
  2. Eu também fiquei um pouco desiludido com a Quita de Seival, sobretudo com os taninos demasiadamente secos no final. Miolo 43 safra 2004 é um dos melhores vinhos que tuve prazer de beber até o momento.

    ResponderEliminar