quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Scala Coeli Verdelho 2009 Branco

SCALA COELI VERDELHO 2009 BRANCO | ALENTEJO | 14% | PVP  25,90€
VERDELHO
FUNDAÇÃO EUGÉNIO DE ALMEIDA
18

O mês de outubro trouxe muitos e bons vinhos ao meu copo. Foi rico neste propósito, mas houve um vinho que se destacou e que já me fez ir gastar mais uns euros em mais umas garrafinhas. Este Scala Coeli branco de 2009 mostrou-me o quanto é prematuro andar a bebê-lo logo no ano em que sai para o mercado e o quanto está errado quem diz que os vinhos do Alentejo não envelhecem com qualidade.
Ainda agora, enquanto escreve, penso em como me calhou o jackpot nesse dia. No restaurante não tinham o ano que anunciava na carta. Pediram desculpa mas só tinham o 2009. Acho que o sorriso que fiz se notou até ao outro lado da sala.
A sua cor amarelo palha dourada denotava alguma idade, talvez não que que tinha, mas pensei que tinha a cor ideal, limpa e brilhante. No nariz estava perfeito. Com notas de fruta amarela madura, algum fruto seco, tostado leve e um fumado fino, complexo e fresco. Na boca mostrou grande amplitude, largura, com uma cremosidade deliciosa e uma acidez e vida tão bonita nesta idade. Final de boca longo.
Agarrou em pleno um ensopado de borrego também ele de excelência. Que bela noite me fizeram passar.

Sem comentários:

Enviar um comentário